Dificuldades na aprendizagem, seus distúrbios e a ajuda com terapias integrativas.
Para aprender é necessário um conjunto de habilidades e funções cognitivas que auxiliam na atenção, organização, planejamento e execução de tarefas simples e complexas.
Assim como funções emocionais que garantem auto estima e segurança.
3 Anos
As crianças de três anos, devem construir sentenças simples, com três a quatro palavras e realizar comandos
4 Anos
Aos 4 anos as frases ficam mais complexas
5 Anos
A partir de 5 anos já se discute sentimentos, adquire-se habilidade de leitura e escrita embora ainda possa apresentar lentidão e não flexionar o verbo de forma correta.
A partir dos 6 anos
Encontramos presente o raciocínio dedutivo e intuitivo, sendo a criança capaz de realizar cálculos mentais, classificar, seriar, ampliar seu pensamento espacial e apresentar maior velocidade ao processar as informações.
Estas características são apenas estatísticas, ou seja, variam de acordo com o estímulo do meio ambiente e a formação genética.
E quando meu filho ou aluno apresenta dificuldade no aprendizado?
O que fazer quando o aluno apresenta dificuldade na aprendizagem? Quando há troca de letras, lentidão ou hiperatividade?
Quando há dificuldades, deficiências, distúrbios que atrapalham a aquisição da aprendizagem?
Quando há Transtorno do Déficit de Atenção /hiperatividade; disgrafia, dificuldades na fala, distúrbio do processamento auditivo, Autismo, entre outras simples ou complexas dificuldades?
Neste caso, é de grande importância que a família procure avaliação de equipe multidisciplinar e, ao detectar que existe algum distúrbio, dificuldade ou deficiência, tratar com o profissional adequado.
E quais são esses profissionais adequados?
Conheça algum dos principais profissionais indicados:
• Fonoaudiólogo: Audiometria e Avaliação do processamento auditivo central.
• Neuropediatra: Maturidade neural.
• Psicólogo infantil: Maturidade emocional.
O diagnóstico deve servir para nortear o tratamento que deve ser direcionado ao profissional adequado e nunca deve ser usado para rotular a criança.
Como as terapias integrativas podem contribuir com meu filho ou aluno com deficiência ou dificuldade na aprendizagem?
Temos alguns resultados muito importantes quando integramos as terapias integrativas, entre elas
• Acelerando as demais intervenções e tratamentos
• Minimizando e ou eliminando o uso de medicamentos
O apoio com a Microfisioterapia
Através da Microfisioterapia, encontramos e eliminamos traumas físicos, químicos e emocionais vividos pela criança desde a fase gestacional, reprogramando as suas células para um funcionamento saudável.
Estes traumas, inscritos nas suas células e até então desconhecidos, uma vez eliminados, resultam em células com informações saudáveis capazes de um funcionamento eficaz e eficiente, contribuindo para um funcionamento global saudável do organismo.
Apoio com a Terapia Floral
Utilizando a Terapia Floral ocorre um equilíbrio energético vibracional, que modifica a onda vibratória, resultando em maior integração dos hemisférios, melhora significativa da atenção e concentração, estímulo à aprendizagem, ânimo, vontade de tentar, compromisso e auto estima.
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Essas duas técnicas contribuirão para eliminar crenças limitantes (“não consigo”, “não sou capaz”, “não nasci para estudar”, “matemática é difícil”, “tenho dificuldade então não vou aprender”, “sou burro”, entre tantas outras crenças que limitam.)
A importância do Professor
Não posso deixar de citar a importância do professor que, no dia a dia com esta criança, valida todas ações de profissionais e familiares, quando utiliza erros para nortear seu trabalho, pratica constantemente a dedicação individual, evidência acertos e o motiva.