Outros Serviços > Terapia Craniossacral > Definição

A Terapia Craniossacral é uma técnica manual de origem americana, a qual utiliza o sistema craniossacral para ajudar a aliviar possíveis dores e disfunções, melhorando o funcionamento corporal globalmente.

 

No início do século, o médico osteopata William Sutherland já pôde observar que os ossos do crânio são estruturados para permitir discretos movimentos. Na década de 70 o também médico osteopata John Upledger descobriu o movimento rítmico do sistema craniossacral durante uma cirurgia. A partir daí, pôs-se a estudar e desenvolver essa forma de tratamento, confirmando-a cientificamente.

O sistema craniossacral é constituído pelas membranas (meninges) e pelo fluido cerebroespinhal (líquor) que envolvem e protegem o cérebro e a medula. Portanto, ele se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro, no final da coluna vertebral.

Esse sistema vital de proteção influencia o funcionamento e desempenho do cérebro e da medula; então, uma restrição ou algum desequilíbrio no sistema craniossacral pode trazer problemas relacionados – sensoriais, motores, neurológicos, estresse, dor crônica, distúrbios de sono, entre outros.



Dr. Viviane
Indicações
Outros Serviços